O Laser usado na cirurgia de varizes é o tratamento por emissão de calor dentro da veia. As veias dilatadas de maior calibre, como as safenas, são secadas e não retiradas. O que sobra da veia seca é absorvido pelo corpo, e por isso não há grandes cortes ou cicatrizes externas. Um exame de ultrassom confirma se a veia foi completamente fechada e se outras veias profundas estão saudáveis por completo.
Nos últimos trinta anos, estudos e técnicas em uma cirurgia de varizes ficaram muito avançados. Os cortes são cada vez menores, e por isso, o repouso absoluto por um longo período não é mais uma exigência para esta cirurgia. É o paciente que irá determinar seu próprio repouso. Uma vez retiradas, as veias não voltam por falta de repouso. Andar, caminhar, dirigir, subir escadas, são ações cotidianas que podem ser retomadas já no dia seguinte a cirurgia, desde que a pessoa se sinta confortável em praticá-las.
Registros como o do Papiro de Ebers, por volta de 1500 A.C. (antes de Cristo), mostram que no Egito (reinado de Amenophis I) e na Grécia Antiga já se escrevia sobre o tratamento cirúrgico das varizes. Hipócrates (460-377 a.C.) teria usado um ferro em brasa para cauterizar varizes. Ele foi o primeiro a notar a associação entre as veias varicosas e as úlceras na perna. Atualmente, a escleroterapia dos vasos, ou a também chamada de “aplicação” é um procedimento médico sem necessidade de cirurgia e feito no consultório. É realizado para tratar varizes de todos os tamanhos. Agende a sua consulta!
O acidente vascular cerebral (AVC), também chamado de derrame cerebral, possui uma série de causas. Dentre essas causas há a aterosclerose das artérias carótidas internas, que possui duas porções: no pescoço e intra-craniana. Para detectar essa alteração precocemente, é realizado um exame chamado Ecodoppler, que consiste na associação de três modalidades do aparelho de ultrassom que permitem avaliar de modo não invasivo o sistema circulatório ( veias e artérias). Esse exame permite localizar a estenose e o grau da mesma. É um exame indolor, rápido e não usa contraste ou irradiação.
Os meses de inverno são escolhidos por muitas pessoas para fazer a cirurgia de varizes. Isso porque neste período ocorrem as férias escolares e de alguns no trabalho; além disso, o nos períodos mais frios os curativos nas pernas e as meias elásticas de compressão tendem a ser mais confortáveis do que no verão. Programe-se com antecedência. Agende uma consulta para realizar os exames pré-operatórios.
O cirurgião vascular é o médico que cuida dos vasos sanguíneos, sua especialidade é diagnosticar doenças relacionadas a eles. Esses são alguns sinais de que você deve recorrer a um angiologista: